Há mais de meio século a Honda chegou ao Brasil, primeiro como importadora, e logo depois como ousada fabricante de motos, pioneira no Polo Industrial de Manaus (AM). Neste longo percurso de sucesso, a empresa não apenas ganhou a preferência do consumidor brasileiro, conquistando a liderança do segmento, como também criou modelos icônicos, muitos deles projetados especialmente para o Brasil.
“A velocidade da Europa nas estradas da Índia…”. Era desta maneira que muitos se referiam às condições de uso da moto no Brasil nos anos 1970. E de fato, as pessoas aqui sempre gostaram de acelerar como se estivesse no primeiro mundo, mesmo com a maior parte vias tivesse padrão de terceiro.
Tal realidade direcionou a Honda à produção de modelos extremamente robustos e com performance superior, que em sua grande maioria estão reunidos em um museu criado pela empresa para homenagear seus clientes e fãs brasileiros, e batizado justamente de Honda Fan Club.
Localizado em Indaiatuba, SP, cidade a cerca de 100 km da capital paulista, o Honda Fan Club ocupa uma área dentro do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH). O espaço fica praticamente as margens da rodovia SP-75 e o fácil acesso é mais um bom motivo para visitar o Honda Fan Club, que conta com um espaço com mais de 60 motos e scooters, impecavelmente conservadas.
Os veteranos do guiador certamente encontrarão neste museu as suas velhas companheiras do passado como se tivessem acabado de sair da linha de montagem. Lá está a primeiríssima Honda CG 125, aquela cor de laranja imortalizada na propaganda com Pelé, cujo pôster do anúncio faz parte da exibição. Aliás, além das motos e scooters da fabricante, o Honda Fan Club tem suas paredes forradas de peças publicitárias e objetos históricos, como camisolas autografadas pelo campeão mundial de motocross Tim Gasjer e por Marc Márquez, piloto do Team HRC na MotoGP, maior vencedor de títulos da categoria na última década.
A coleção completa das Honda CG incluem as lendárias Honda XL e XLX e suas sucessoras, Sahara e Falcon. No centro do salao, dedicado aos modelos de alta cilindrada, as pioneiras CB 400, CB 450 e CBR 450SR dividem um espaço com a primeira CBX 750 Four, de 1986, e suas sucessivas versões fabricadas em Manaus. Não faltam também exemplares das Shadow e a maior Honda desde sempre, a GL 1800 Gold Wing.
O Honda Fan Club é um local de encontro para os fãs da marca e também um espaço que conta a história da indústria motociclística brasileira desde seus primórdios. Vale muito a pena dar um pulinho a Indaiatuba e ver de perto a fabulosa trajetória da Honda no país ser contada por modelos que você já conduziu, ou sempre sonhou em con.
Museu Honda Fan Club
Aberto todos os sábados das 09h às 16h.
Let´s go on a ride?