Museus Honda – Parte 3: Remaza Collection, em São Paulo, SP

Na maior cidade do Brasil, cuja frota circulante é de mais de seis milhões de motos, colecionadores de motas também não faltam. E foi precisamente em São Paulo que a paixão pela motas começou no Brasil, na conhecida “esquina do veneno”, no centro da cidade. Hoje em dia, há cerca de 10 quilómetros dali, onde tudo começou, uma das mais importantes coleções de motas do país está aberta a visitas no Museu da Honda Remaza Collection.

Iniciativa do apaixonado empresário Alexandre Zaninotto, a coleção começou meio que por acaso, quando ele procurava uma das primeiras Honda CG 125. Moto Remaza: “Eu queria mostrar ao cliente a evolução da Honda desde seu lançamento no Brasil – diz Alexandre. Estávamos em 1994, a CG Titan tinha acabado de ser lançada, e um amigo alertou me sobre uma senhora que estava a  vender uma antiga Honda 125. Pensei que fosse uma CG das primeiras, mas na verdade era uma CB 125S importada do Japão, de 1974. A frustração inicial por não encontrar o que queria deu lugar a um sentimento de satisfação por ouvir a história daquela moto, que havia sido tão bem conservada e querida. Acabei por a comprar, sem ter ideia de que aquela seria a primeira de muitas…”.

 

A bela história motivou Zaninotto a iniciar uma coleção, de histórias contadas através de motos, que hoje conta com 125 modelos, boa parte deles exposta em um belo saguão especificamente decorado para tal fim, com imagens extraídas do Honda Collection Hall de Motegi, Japão. No espaço há motos nacionais e importadas, de produção normal e de competição, de alta ou pequena cilindrada. Há modelos muito conhecidos dos brasileiros e alguns que jamais foram vendidos no nosso mercado.

Exemplos? À pioneira bicicleta motorizada equipada com motor Honda, o modelo “número zero” da marca dos anos 1940, se juntam raridades como as CX 500 Turbo e sua sucessora, CX 650 Turbo, dos anos 1980, exemplos de tecnologia inovadora da época: foram as primeiras Honda a serem equipadas com sistema de injeção eletrônica PGM-FI, além de turbo compressor.

Ao lado destes ícones históricos e tecnológicos há outros modelos importantes, como as minimotos Monkey, Gorilla e ST70, que dividem espaço com a CB 750 Four do começo dos anos 1970 e a marcante CBX 750F de 1986, que importada em pouquíssimos exemplares foi e é um dos grandes objetos do desejo dos motociclistas brasileiros.

Xiseles, a Sahara, as CB 400 e 450, Turuna, Dream, Spacy, Africa Twin e elas, as inesquecíveis Honda de competição. Vale muito a pena visitar a Remaza Collection e ver um estupendo desfile de histórias contadas através de motos.